Abertura Home Informações Saúde News Recados Contato
Alimentação

Dê Frutas, Verduras e Legumes ao seu amiguinho: Prefira sem agrotóxicos.


DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve (à vontade), jiló, catalônia, almeirão,  cenoura,  beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula,  abobrinha, bróculis, couve-flor etc.


DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).

Milho verde. 1 vez por semana (cozido -nuncadê cru). Por que não dar milho crú?  Entre outros fatores,  o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias  e pode também  facilitar o desenvolvimento  de coccidiose.


Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Massacre nas mãos , gema e clara. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop). O risco de contaminação é menor.


FRUTAS:  Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes), . Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los  retire as cascas e as sementes das frutas.


Frutas, verduras e legumes, com ou sem agrotóxicos, devem ser lavados com HIDROSTERIL, ou outro produto de higienizar verduras.  Por que esterilizar? Lembrem-se  que, desde a colheita até o momento em que você adquire a fruta, verdura ou legume, ela passa pela mão de muita gente. Pense: Será que esta gente lavou a mão depois que foi ao banheiro?  E lá na fazenda onde está a plantação? Esta verdura não levou uma mijadinha  de cachorro?  Não levou também uma cagadinha de pomba? Tudo isto traz contaminação, portanto... Lave, esterilize as verduras, legumes e frutas!


Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode obrigá-lo a comer  sem fazer  força. Como? Heheheeh... Pegue a  fruta, massacre na água de beber, coe e coloque no bebedouro. Lembre-se de trocar esta água com frequência! Deixe no máximo por 3 horas.


Como acostumar sua ave  a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da  gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.


Você pode também fazer um  colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de bróculis e daí por diante. Amarre o  colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza   vai querer brincar com o  colar e vai acabar comendo.


Cálcio e Proteína: Muita gente para suprir sua calopsita de cálcio costuma dar queijo branco e para suprir  as proteínas costumam dar  ração de cachorro. Oras... Isto é um erro! Vejamos porque:

Cálcio: A maioria de rações possuem um teor de cálcio e, normalmente, as pessoas colocam uma ossiba no viveiro. Isto já supre a ave de cálcio não havendo necessidade de dar queijo branco que é derivado de leite e... As aves não toleram bem o leite, pois não têm no organismo a enzima necessária para digerir o leite. Portanto... Queijo branco, além  de desnecessário, não é uma  solução muito adequada.


Proteína: Há quem costuma dar ração de cachorro para suplementar a  ave de proteína... Prática esta,  inadequada, porque: Se a ave já consome farinhada de ovos, já está consumindo proteína necessária, sem contar  que, na maioria de rações também já existe um teor de proteínas.


Ofereça: Cartilagem de tubarão. Sempre! (Deixar disponível na gaiola).  Pedras de cálcio não são uma boa, pois contêm gesso e pode prender o intestino de sua ave.


Sementes: prefira as que tenham boa procedência. Leiam abaixo o ítem “Ração Própria para Calopsitas”.

 

Ração própria para calopsitas. Escolha as que estejam embaladas eque tenham procedência.Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro.Peneire 2 vezes por dia e troque a ração, pelo menos , uma vez por semana.

Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, mix de frutas, etc.Uma boa opção também é:

Neston flocos: apenas 1 vez por semana para não engordar sua ave. Neston  contém vitaminas diversas.


Ração Extrusada é indicada, no entanto leve em conta os fatores:

Ao optar por ração extrusada não retire de uma vez as sementes. Faça em processo gradual. Ofereça na primeira semana 1/3 de extrusada e 2/3 de sementes. Na segunda semana 2/3 de extrusada e 1/3 de sementes. Nunca coloque extrusada e sementes no mesmo comedouro, pois a umidade é diferente.

Pense bastante. Reflita se você deve mesmo dar APENAS ração extrusada para sua calopsita. Lembre-se de que é da natureza da ave comer sementes e pondere também que as sementes você sempre vai encontrar em algum lugar. Será que os fabricantes sempre irão manter a produção e fornecimento de extrusada? Além disto, tome cuidado ao comprar. Verifique a validade e examine se a ração  não tem bolor ou qualquer outra anormalidade.


Água... Água!!! Que tal água limpa para beber? Bommm... Né? Você não toma água suja... Toma? Então troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia, tá?


ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS: Alface (provoca diarréia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião). Fermentados (pão, bolo, etc.).  Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).


TÓXICOS PARA PÁSSAROS: Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja,  figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia,cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó,eucalípto ,feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.


Lendas: Pão e café com leite faz bem para calopsitas. Não é verdade!Café é tóxico e elas não digerem bem o leite.

Pimenta faz calopsita falar. Não é verdade! Calopsitas falam quando são pegas desde pequenas e são criadas sozinhas sem outras calopsitas) com seus donos. Elas os assumem como se fossem do bando e, por isto, aprendem a falar.


Catarina - Baurú
Back to top